A primeira etapa do PNL 2050 já foi concluída, com o levantamento das informações das matrizes origem-destino de cargas e passageiros, além do mapeamento da rede de transportes atual. Ao lado você poderá conferir a metodologia de elaboração.
Pela primeira vez, o novo Plano Nacional de Logística (PNL), com horizonte de 2050, será aberto à participação popular já na etapa de construção das matrizes origem-destino de cargas. Nessa fase, foram utilizados dados que mostram os principais municípios de origem e de destino das cargas transportadas no Brasil, para simular o tráfego e projetar a necessidade de melhorias na infraestrutura do país.
a serem utilizados durante todo o ciclo do PIT, não somente para o PNL 2050.
Foram disponibilizados os mapas das matrizes de 43 macroprodutos de 6 grupos de carga – CGC, OGSM, CGNC, GSM, GSA e GL e as projeções de 2035 e 2050, além de Mapas de calor para o cenário atual.
Apresentamos o painel das Matrizes OD de cargas, para análise dos dados de maneira clara, dinâmica e simplificada.
Foi lançada em 02/04/2025 a primeira etapa de elaboração do plano que envolve a obtenção de insumos, em especial as matrizes origem-destino de cargas, e encerrada em 27/05/2025.
O Sistema de Pesquisa do portal PIT possui a funcionalidade de preenchimento automático (autocomplete).
Digite o assunto desejado para visualizar sugestões automáticas que facilitam sua busca. Caso prefira, preencha o campo de pesquisa e clique no ícone (lupa) para realizar uma consulta.