PIT
O que é o PIT?

O que é o PIT?

ciclo anterior de planejamento estratégico 2020-2024, teve início com a publicação da Portaria nº 123, do então Ministério da Infraestrutura. Esse marco normativo deu o pontapé inicial a uma série de iniciativas para o fortalecimento e a modernização das políticas públicas no setor.​

Uma das principais entregas desse ciclo foi o Plano Nacional de Logística (PNL) 2035, um documento estratégico que traça diretrizes para o aprimoramento da logística nacional. O plano é resultado de análises técnicas e colaborativas que consideraram projeções econômicas, sociais e ambientais. 

O PIT (Planejamento Integrado de Transportes), qualificado pelo Decreto nº 12.022, de 16 de maio de 2024 é um sistema encadeado de instrumentos de planejamento (ou planos) que ajudarão a definir quais são as prioridades dos investimentos públicos e privados no desenvolvimento do sistema de transportes brasileiro. Esse sistema conta com três tipos de planos de nível estratégico e tático, sendo o primeiro deles, de nível estratégico, o Plano Nacional de Logística.

É um plano em nível estratégico, tem como principal objetivo de orientar o desenvolvimento do sistema de transportes do Brasil de forma integrada, eficiente, sustentável e alinhada às demandas econômicas, sociais e ambientais do país.
O PNL busca identificar as principais deficiências da infraestrutura logística brasileira, propor intervenções e políticas públicas para o aprimoramento do setor e estabelecer uma visão de longo prazo que contribua para a competitividade nacional e a redução de desigualdades regionais.

Conclusão prevista: Final do segundo ano do ciclo (2024-2027)

São Planos de nível tático, que detalham, dentro do escopo do Plano Nacional de Logística (PNL), as iniciativas, empreendimentos, estratégias e diretrizes específicas para cada modo de transporte (rodoviário, ferroviário, hidroviário, portuário, aéreo e dutoviário). Seu objetivo é orientar de forma integrada e coordenada as ações necessárias para o desenvolvimento, modernização e sustentabilidade do sistema logístico brasileiro.

Conclusão prevista: até o final do terceiro ano do ciclo (2024-2027)

São Planos de nível tático, que definem ações para o próximo ciclo orçamentário e de parcerias visando a implementação das medidas institucionais, regulatórias e empreendimentos prioritários do ponto de vista da intermodalidade.

Conclusão prevista: até o final do terceiro ano do ciclo (2024-2027)

jul/2025
Insumos do PIT
(Matriz OD, rede e modelo de simulação)
Elaboração das matrizes de Origem-Destino (OD) de cargas e pessoas, revisão da rede de simulação e do modelo de simulações;
jul/2025
Diagnóstico
Subetapa:
Sustentabilidade: Dez/2025
Avaliação do sistema de transportes, identificando características gerais, regionais e específicas, definição de corredores de transporte e mapeamento de riscos socioambientais e infraestruturas críticas;
Ago/2025
Problemas e objetivos de atuação
Identificação de deficiências e oportunidades no sistema de transportes através de pesquisa qualitativa e modelos econômicos, visando definir os objetivos de atuação;
Dez/2025
Cenário-meta
Prognóstico
Desenvolvimento de um prognóstico para o sistema de transportes, definindo intervenções estruturantes a serem priorizadas nos planos setoriais;
Out/2026
Diretrizes setoriais
Definição de prioridades e critérios para direcionar os planos setoriais;
Out/2026
Ações de manutenção e adaptação socioambiental
Definição de ações para manutenção e adaptação socioambiental;
Out/2026
Novos empreendimentos
(Previstos no PNL + outros)
Identificação de novos empreendimentos previstos no Plano Nacional de Logística (PNL) e em outros planos;
Out/2026
Iniciativas institucionais e regulatórias
Desenvolvimento de um caderno de iniciativas institucionais;
Jun/2027
Variáveis operacionais e de viabilidade para o ciclo
Variáveis operacionais e de viabilidade para o ciclo;
Jun/2027
Seleção de empreendimentos e iniciativas constantes dos planos setoriais
Seleção de empreendimentos e iniciativas constantes nos planos setoriais para inclusão no próximo ciclo orçamentário e de parcerias.

Ciclo 2024 - 2027

O planejamento acontece de forma cíclica, ou seja, os planos devem ser atualizados a cada quatro anos, com cada ciclo aprimorando a metodologia do anterior. A ideia é que, ao final do ciclo de planejamento, os planos possam ser subsídio para o próximo ciclo orçamentário do país, em ferramentas como o PPA (Plano Plurianual) e programas operacionais de governo. O ciclo atual acontece de 2024 a 2027, ou seja, subsidiará o PPA 2028-2031.

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