Plano Nacional de Logística: construindo o futuro da infraestrutura de transportes do Brasil
O ciclo de planejamento 2024–2027 marca uma nova fase para o setor de transportes, com a elaboração da próxima versão do Plano Nacional de Logística (PNL). Embora o PNL 2035 ainda esteja em vigência, já foram iniciados os esforços para a entrega de sua atualização ao final do segundo ano deste ciclo.
O PNL é um instrumento estratégico que visa identificar as principais necessidades e oportunidades da rede de transportes nacional, tanto no presente quanto no médio e longo prazos. Além do PNL, estão previstas as publicações dos Planos Setoriais, do Plano Geral de Parcerias e do Plano Geral de Ações Públicas, compondo uma agenda abrangente e integrada de planejamento.
Entre as principais inovações deste ciclo está a correção de uma inversão histórica entre planejamento e investimento. Diferentemente de abordagens anteriores, o novo PNL identifica os principais problemas antes de propor projetos. Isso garante que os investimentos públicos sejam mais eficientes e estejam alinhados com os princípios do planejamento de transportes.
Outro avanço relevante é a ampliação da transparência e da participação social no processo de elaboração do plano, estabelecido pelo O Plano de Transparência e Participação Social, que detalha os mecanismos previstos para garantir o envolvimento da sociedade e a divulgação ativa das informações podendo ser consultados nos capítulos IV (Participação Social) e V (Transparência) especificamente.
Todos os dados gerados em cada etapa da elaboração estarão disponíveis também no Banco de Dados do PIT, além de poder acompanhar as próximas fases por meio do plano de trabalho.
Convidamos você a participar deste processo e a contribuir para o fortalecimento da infraestrutura nacional de transportes. Vamos juntos fortalecer o crescimento do Brasil.
O Ministério dos Transportes disponibiliza as Consultas Públicas para recebimento de contribuições à elaboração do Plano Nacional de Logística 2050. A participação social é fundamental para a construção de um planejamento logístico mais eficiente, democrático e alinhado às reais necessidades do país. Convidamos todos os cidadãos, entidades públicas, setor produtivo e sociedade civil a contribuírem com sugestões, críticas e propostas. Sua participação fortalece a transparência e assegura que diferentes perspectivas sejam consideradas na definição das diretrizes para o futuro da infraestrutura e da logística nacional, participe:
No âmbito da construção do Plano Nacional de Logística 2050, o Ministério dos Transportes realizou dez encontros regionais, distribuídos em dois ciclos de escuta e debate com a sociedade.
No 1º Ciclo, os encontros tiveram como foco o debate das Matrizes Origem-Destino de Cargas, com ampla contribuição técnica e institucional.
-Locais: Curitiba, Cuiába, São Paulo, Manaus e Recife.
No 2º Ciclo, o objetivo foi a análise do Diagnóstico, promovendo discussões enriquecedoras com representantes dos diversos setores da sociedade.
-Locais: Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Campo Grande, Porto Alegre.
A participação ativa dos agentes públicos, do setor produtivo, da academia e da sociedade civil organizada foi essencial para destacar os principais desafios logísticos em nível regional e nacional. A escuta qualificada e a troca de experiências nesses encontros permitirão ao Governo Federal desenhar políticas públicas mais eficazes, inclusivas e alinhadas à realidade dos territórios. A partir desses apontamentos, estamos no caminho de construir um Brasil mais integrado, eficiente e preparado para os desafios do futuro.
Confira abaixo a lista completa dos eventos promovidos nas etapas de Insumo e Diagnóstico do processo de construção do Plano Nacional de Logística 2050.
O Sistema de Pesquisa do portal PIT possui a funcionalidade de preenchimento automático (autocomplete).
Digite o assunto desejado para visualizar sugestões automáticas que facilitam sua busca. Caso prefira, preencha o campo de pesquisa e clique no ícone (lupa) para realizar uma consulta.